Lês-me uma história?
Lês-me uma história? A intimidade que se cria entre adulto e criança, aquando da leitura de um álbum ilustrado, é um momento insubstituível e fundador da infância.

A proposta desta sessão de mediação é a de fazermos uma viagem sinestésica através das múltiplas histórias que, nas páginas dos livros, se vão desfiando e entrelaçando, brincando e criando alegrias e afetos.

A escolha dos livros, por seu lado, assenta no conceito de livro-objeto. Procura-se ultrapassar o simples formato tradicional do livro, adotando formatos mais coincidentes com o Livro de Artista. Esta escolha tem, portanto, em consideração, não só o texto, mas também o trabalho gráfico do(a) ilustrador(a), o formato do livro e as suas diversas potencialidades, por forma a estimular a curiosidade das crianças, trazendo-as para dentro dos livros, para uma participação ativa na leitura. Cada virar de página é uma janela deliciosa e mágica que se abre. O mundo é o horizonte.
Público-alvo | Crianças a partir dos 2 anos e público geral
Duração | 60 min

MEDIAÇÃO LEITORA
O Homem da Lua e outras histórias
O maravilhoso mundo encantado de Tomi Ungerer – dinamização da leitura à volta dos livros do autor e ilustrador.

O homem da Lua vive… na lua, obviamente! Do seu “posto de vigia” consegue observar a Terra e os seres humanos com os seus estranhos hábitos. O Homem da Lua contempla os humanos que se divertem pela noite dentro e sente-se tão só que um dia, agarrado à cauda de um cometa, vem aterrar no nosso planeta.

O Homem da Lua é um conto extremamente belo e tocante, repleto de poesia e otimismo, que reforça a importância da beleza e do sonho; a necessidade de trazermos para a nossa vida valores como a amizade e a tolerância. O público será levado nesta viagem interestelar, e através das páginas de outros álbuns ilustrados deste maravilhoso autor e ilustrador, até ao sonho de um possível futuro, quiçá, mais harmonioso e tolerante.

Editora | Bag of Books
Texto e Ilustrações | Tomi Ungerer
Tradução | Sara Reis da Silva

Público-alvo | Crianças a partir dos 4 anos e público geral
Duração |60 min

Tomi Ungerer
O dedo mágico
e outros contos
Foi em 1961 que Roald Dahl publicou o seu primeiro livro infantojuvenil, "James e o pêssego gigante", imaginado e escrito para os seus 5 filhos, a quem contava uma nova história todas as noites. Dizia Roald Dahl que o público mais exigente eram as crianças e que o mais importante é que aprendessem a amar os livros, para que a curiosidade e a imaginação nunca as abandonassem.

A personagem principal do conto "O dedo mágico" é uma rapariga muito invulgar. Quando se zanga com alguém, fica mesmo irritada e ZÁS!... Com o seu implacável dedo mágico, aplica um castigo exemplar a quem a irritou. As consequências são imprevisíveis e até parecem coisas de artes mágicas. Este e outros contos de Roald Dahl convidam-nos a refletir sobre as consequências dos nossos atos e a projetarmo-nos no outro, fazendo dele o nosso próprio espelho. E tudo isto com o delicioso humor que lhe é tão característico.
LEITURA EM VOZ ALTA

Editora | Terramar
Ilustrações | Quentin Blake
Tradução | Catarina Ferrer

Público-alvo | Crianças a partir dos 6 anos e público geral
Duração | 60 min

de Roald Dahl