Apolónia das Compotas
"Apolónia das Compotas" e outros contos é um divertido ateliê de leitura e escrita. Começa por uma sessão de leitura em voz alta e culmina numa autêntica festa da escrita e dos sentidos. As famosas "Histórias ao Telefone" são mote para uma deliciosa e feliz viagem através do mundo mágico do escritor italiano e uma inesgotável fonte de inspiração para os momentos de escrita criativa. O nome Apolónia das Compotas é, só por si, um alimento para os sentidos. Aguça desde logo o ouvido, através das suas deliciosas aliterações. O paladar e o olfato ficam mais apurados em contacto com a palavra compota, e na imaginação surgem estantes repletas de frasquinhos com etiquetas de sabores deliciosos. Um festim para os sentidos, portanto!
Histórias ao Telefone
Editora | Kalandraka
Textos | Gianni Rodari
Ilustrações | Pablo Otero
Tradução | Elisabete Ramos

Público-alvo | Crianças dos 8 aos 12 anos
Duração | 90min
OFICINAS CRIATIVAS
Oficina de escrita criativa
Oficina Poética
Pensar de pernas para o ar
é uma grande maneira de pensar
com toda a gente a pensar como toda a gente
ninguém pensava nada diferente

Que bom é pensar em outras coisas
e olhar para as coisas noutra posição
as coisas sérias que cómicas que são
com o céu para baixo e para cima o chão

Manuel António Pina, in O país das pessoas de pernas para o ar

Pensar o mundo através da poesia de Manuel António Pina. Seleção e preparação de textos poéticos do autor. Roda de leitura em voz alta. Exploração dos vários sentidos de um poema. Tirar, acrescentar palavras. Despir as frases dos seus sentidos mais imediatos. Brincar com o absurdo. Círculo de partilha de ideias e emoções. Estes são os ingredientes de uma oficina de pernas para o ar!
Público-alvo | Crianças dos 8 aos 12 anos
Duração | 2h

Pensar de pernas para o ar é uma grande maneira de pensar
Oficina de leitura em voz alta
O corpo é o terreno fértil para o surgimento da palavra. A leitura em voz alta é um ato comunicativo que tem no corpo o seu centro, o seu “combustível”. O corpo e as suas inúmeras faculdades precisam de ser convocadas para este ato da leitura em voz alta. Ler para os outros é muito mais do que um simples debitar de frases. Exige tomada de consciência do corpo e tomada de consciência da existência do corpo do outro, do que escuta. Só assim a leitura acontece.

Treino da leitura a partir de textos poéticos selecionados:
Técnicas de relaxamento e aquecimento do corpo e da voz.
Ler o corpo antes de ler o texto.
Ler o outro. Ler em espelho.
A importância do silêncio. A palavra desponta do silêncio.
Foco na respiração, postura corporal e projeção da voz.
Ritmo e entoação, mergulhar no vasto terreno dos sons.
A leitura como um terreno lúdico e fonte de prazer.
Público-alvo | Crianças dos 8 aos 16 anos
Duração |2h
Do corpo nasce a palavra
A bomba e o general e
Os três cosmonautas
Oficina de escrita criativa
“Era uma vez um átomo. E era uma vez um general malvado com uma farda cheia de galões (…) Pois bem, o nosso átomo estava triste, porque tinha sido posto dentro de uma bomba atómica (…) Agora também devem saber que o mundo está cheio de generais que passam a vida a amontoar bombas (…).”

Os átomos, fechados dentro de uma bomba nuclear, revoltam-se contra o general que pretende desencadear uma guerra com o arsenal escondido no sótão. Três cosmonautas em competição uns com os outros chegam a Marte, onde encontram um marciano com seis mãos. Os contos "A bomba e o general" e "Os três cosmonautas" são dois maravilhosos contos do escritor Umberto Eco. Falam de esperança, da vitória da paz sobre a guerra, da tolerância e do saber olhar para o outro, para o diferente, e serão o ponto de partida para uma estimulante e divertida oficina de escrita criativa.
Três Contos | Editora Gradiva
Ilustrações | Eugenio Carmi
Tradução | Bárbara Villalobos

Público-alvo | Crianças dos 8 aos 12 anos
Duração | 90 min
Umberto Eco